sexta-feira, janeiro 11, 2008

É isso!


Experimentamos na vida em momentos curiosos a transformação. Ela advém de uma sensação estranha de que tudo faz sentido. Dizemos: "É isso!" e algo imediatamente muda a nossa visão do mundo que nos cerca.

Causa uma certa euforia essa compreensão imediata. Uns chamam isso de amadurecer, ou até mesmo compreender. Na verdade é um misto de coisas, mas é exatamente isso. Uns querem gritar pela solução. Arquimedes disse "Eureka!" porque percebeu, usando a concentração e a mente, que era possível calcular com a água que metal nela se inseria através do volume. Uma idéia simples, dessas que poderíamos ter tomando um banho de banheira.

Ele também inventou pequenos motores a vapor, utilizando-se do calor para mover uma esfera dotada de água e canos direcionais que a faziam girar. "Eurekas" mais tarde, a humanidade cria usinas hidrelétricas.

Em tudo há uma compreensão e uma admissão. Depois, uma ação coordenada e estratégica para o futuro certo das ações que tivemos no presente. É uma necessidade de ação que tornou essa palavra tão rica em significados. Um deles, o da bolsa de valores, determina que ação é um ativo de uma empresa. Uma empresa que atua. Ora, uma ação atua, no sentido de transformar-se em produtos e serviços, frutos de atitudes de outras pessoas.

É o que fazemos no agora que ecoa no universo. E cria dimensões que imaginamos e vivemos aos poucos em nossa jornada chamada Vida. Exerçamos pacientemente a capacidade de viver, com a tolerância dos sábios, procurando a ignição dos motores para as grandes viagens.

Sábios chineses diriam que há 5 formas de atitudes no mundo que podemos ter. Cada uma é relacionada aos nossos 5 sentidos. Ao tato, atribui-se o carinho, o afeto, os prazeres sensuais, mas também a necessidade de luta, proteção, e construção, atos de nossas mãos e de nosso corpo, sempre disposto a viver nessa camada de sentidos.

Ao paladar associa-se as qualidades de provar, experimentar, lembrar, atitudes relacionadas a experiências anteriores e conforto. As atitudes de paladar têm esse aspecto e servem à memória de longo prazo. Saber vem do latim sappere que significava "saborear". Em latim essa palavra tinha esse sentido também e era associada às experiências da vida que nos ajudavam a escolher caminhos mais certos.

Ao aroma associam-se às atitudes instintivas, a capacidade de discernir à distância algo bom ou ruim, a ação estratégica e projetada para o futuro, a atitude imediata para mudar e, principalmente, à memória de curto prazo. São ações que fazemos agora para melhorar no futuro. São importantes em momento de crises para neles encontrar oportunidades. Nessas ocasiões é sempre dito: "use o faro". Não é à toa.

Ouvir está relacionado a falar. Portanto são as atitudes mais importantes. Para falar bem, é necessário calar e escutar. E o que escutamos pode nos causar apreensão ou felicidade. Ou pode nos impelir a resolver situações pelo diálogo, posto que o ouvido não gosta de muitos decibéis. Gritar demais é ruim para o ouvir, mas gritar está relacionado a ele. Tudo que o afeta, para o bem e para o mal, afeta as nossas ações. Se nos tratam com humor, repassamos o humor. E o inverso muitas vezes acontece. Por isso é necessário filtrar o que se ouve com o último sentido que vamos analisar, o da Visão.

Pela visão agimos de acordo com o que vemos. Frutas coloridas e nossos olhos adaptaram-se, de forma que sabemos diferenciar e comer diversas frutas. E elas nos fazem bem. A atitude de observar e prestar atenção aos detalhes, cores, texturas com os olhos é o que torna este sentido especial. E está relacionado justamente às ações refinadas, afeitas ao detalhe.

Quando se fala em visão, não se pode esquecer de como ela funciona. Nossos olhos são lentes e conseguimos enxergar, com visão perfeita, detalhes tão pequenos como um único ponto. Mas não é só isso. Porque olhar é apenas levar essa informação ao cérebro, ocupando grande parte de seu processamento. Em testes de eletroencefalografia, com os olhos abertos percebe-se maior frequência. É o sentido do estar alerta, de observar tudo, de tomar decisões a partir da observação imediata, do momento, do "querer ver melhor" e assim por diante.

Podemos dizer que há outros sentidos, mas dos 5 já podemos nos fartar de aprender nesse momento de nossas vidas. Há a necessidade de mais sentidos para decisões de maior fundamento. Ainda assim não é possível falar delas com esses 5 sentidos. Talvez possamos sentir a presença delas em momentos especiais. Como esse momento em que dizemos "É isso!" e encontramos a forma certa de agir. É necessário uma mistura mágica para, pela vontade, exerçamos a Arte da transformação. Aí talvez possamos até mesmo viajar no tempo. E a melhor forma de fazer isso agora é construindo as escadas para o futuro.

Um comentário:

Pedro disse...

Bem legal o texto, Leo.

Abs.