sexta-feira, janeiro 27, 2012

Atração e repulsão

O que atrai aos olhos de uns causa repulsa aos olhos do outro. Com atração e repulsão em equilíbrio, temos a natureza funcionando em sua devida ordem. Na natureza dos casais humanos, a atração ou repulsão se dá por opções inexplicáveis, fruto do livre-arbítrio da humanidade que, ainda que extremamente condicionado, por vezes opta pelo padrão, ora pensa fora da caixa. E é esse jogo nashiano equilibrado que acaba ficando no zero.

No átomo, as partículas são, inexplicavelmente, separadas. Existe o núcleo, com os prótons e nêutrons, e os elétrons. Existe um espaço enorme entre os elétrons e o núcleo. De forma que o átomo é formado de 99% de vácuo. E ainda há outro problema. No núcleo, as partículas ficam grudadas, no entanto ainda assim existe muito espaço entre elas. Isso porque hoje sabemos que essas partículas possuem sub partículas, cada uma com a sua função de atração ou repulsão, o que torna o átomo equilibrado e preparado para se relacionar com outros átomos e formar moléculas complexas, que levam a estrelas, flores, planetas eu e você.

O que atraiu você a esse texto não foi o acaso. Decerto o acaso atrairia qualquer um, mas não você. Porque a atração é inexplicável. Sabemos que existe a gravidade. Mas o que é a gravidade? O planeta Terra, teoricamente, orbita o Sol, estrela de massa muito maior, portanto com uma maior força de atração. Mas a via-láctea orbita um grande buraco negro também, também atraída pela gravidade de um grande acúmulo de massa que há no meio. Como sair dessa dança de atração? Quem atrai quem mesmo? A Lua também é atraída pela Terra. Uma explicação para essa estranha força seria eletromagnética. Outra explicação seria uma partícula chamada gráviton, responsável por transmitir essa força inexplicável. Se fosse eletromagnética, certamente poderíamos ter mais carros voadores por aí num futuro próximo.

Enquanto a física não chega perto da ficção científica, atração e repulsão é um tema importante. Trata-se de um grande mistério da natureza, abrangindo diversos campos de estudo, desde a física até a psicologia, a medicina, a religião, a cultura e a sociedade. O mundo não discute honestamente atração e repulsão tem muito tempo. Recentemente uma foto de um casal se beijando em frente a uma manifestação impressionou o mundo. Ali havia um exemplo claro de atração, amor, em comparação à repulsão da manifestação, que é sempre em repulsa a algo, raramente a favor de alguma coisa. E o mundo precisa de atração e repulsão para funcionar.

Se não rejeitarmos o que faz mal à sociedade, à vida e ao progresso, iremos, inevitavelmente, cair no juízo final. Não que não mereçamos, mas seria a repulsa da natureza contra os nossos movimentos. O feedback inevitável, a reação inercial à má ação inicial. Não se trata de justiça, posto que a justiça é humana, já que a barbárie também o é. E sim de equilíbrio.

Sobre o equilíbrio, vale lembrar que todo homem e toda mulher nascem perfeitos. No entanto não tomamos consciência disso. Pela total ignorância de nossa perfeição, manifestamos o que chamamos de defeitos, contra os quais temos repulsa, como o egoísmo, o orgulho, a inveja, a vaidade, a intolerância, a raiva, o ódio, o vício, a sevícia, a malícia, a desmedida ambição e o mal.

O problema é que todo mal causa prejuízo e tem consequências inevitáveis ao causador do mal, que no geral são provas terríveis e experiências marcantes. Ainda assim não devemos nunca nos esquivar do mal, ignorá-lo, livrarmo-nos dele totalmente. Pelo contrário, temos que entender esse mal para transmutá-lo em bem.

É como dois ímãs. Quando com os pólos magnéticos invertidos, atraem-se. Se mudamos a posição, há a repulsa. As duas coisas são essenciais nos ímãs. Por exemplo, em usinas de energia, com a rotação de um dínamo, que é um grande ímã, se consegue gerar corrente elétrica. Isso porque a atração e repulsão do ímã promove a movimentação dos elétrons nesse sistema, levando à geração de energia. Portanto, sabermos dos nossos próprios defeitos sem negá-los é o caminho para transformá-los em energia.

Ao orgulho responde com humildade. Ao egoísmo, altruísmo. Para acabar com a inveja e a vaidade de uma só vez, transforme em primeiro lugar a inveja dos outros em vaidade de si próprio para, em seguida, transformar a vaidade em sincera modéstia. A intolerância é fruto da ignorância. Liberte-se da intolerância com a inteligência, não há diferença entre os homens. Use a temperança. Para diminuir a raiva, é melhor utilizar a energia da raiva na prática de esportes, ou seja, a disciplina associada ao movimento. O ódio é fruto de um amor mal resolvido. Mate o ódio de amor. Ao vício responde com virtude, de castelos construídos sobre pedras. À desmedida ambição dê a desmedida caridade. E ao mal responde com o bem.

Com isso, temos a solução perfeita para as mais diversas situações que você possa encontrar à sua frente. Seja criativo nas soluções, mas não deixe de conhecer a si mesmo e o que você sente. Só assim poderá repelir corretamente o que você precisa, sem deixar de atrair o bem que lhe faz bem. Quem sabe desta forma não evitamos o nosso trágico destino traçado nas profecias? Profecias são feitas para três coisas: exortar, edificar ou consolar. Se edificarmos, não precisaremos da consolação.


Um comentário:

zEDeA disse...

Férias me atraíram a praia, mas a chuva dos ultimos 4 dias me impediu que estivesse lá, a beira mar. Entao fui atraído para meu cantinho, ao lado da janela, vendo a chuva cair. Isso me puxou para seu blog, que por sinal ate fez melhorar meu dia, mesmo sendo um dia de chuva.