quarta-feira, dezembro 26, 2012

Consciência

Num horizonte de eventos magistral e belo nasceu o universo. Uma explosão de átomos permitiu que a singularidade, até então existente, isolada em sua cápsula atemporal, criasse afinal o universo. Foram prótons, elétrons, fótons para todos os lados e tudo isso foi interagindo, naturalmente gerando novos átomos e moléculas complexas. Eventualmente da união dessas complexas moléculas a vida pode ter surgido aqui e ali. Mas em poucas almas surgiu de fato a consciência.

É diferente você ouvir falar de aquecimento global e sentir o verão de 2012 e 2013, com o sol emitindo mais microondas do que nunca. É bem diferente pensar no derretimento de calotas e vermos vídeos do gelo se derretendo à nossa frente. A consciência nos leva a crer que muitas mudanças estão em curso. O ego, no entanto, rápido, voraz, consumidor do tempo por meio da metáfora do dinheiro, ainda não é capaz de conceber os planos da natureza para daqui a 10, 15 anos. Ou menos.

Fato é que a complexidade absoluta de processos químicos e físicos acabou por gerar vida consciente e curiosa do que lhe ocorre ao redor. Primeiro nos protegemos de animais selvagens e entãõ partirmos para nos protegermos de asteróides, bombas nucleares, tempestades solares, tempestades terrestres e dilúvios universais. Alguns preparam-se até para a invasão de alienígenas. Poucos se preparam para a Verdade.

A Verdade, o único objeto e objetivo da consciência, é o que mais assusta. E, por assustar, é o que mais ignoramos. É verdade que centenas de milhares de pessoas morrem de câncer por fumarem tabaco, ou de diabetes e doenças coronárias por consumir carboidratos e gorduras demais. Mas essas tragédias não ocorrem no mesmo lugar. Só tomamos consciência delas quando viram estatística, aí assustam. Talvez seja tarde demais, e o susto é tão grande que acabamos por ignorar o fato verdadeiro à nossa frente. Preferimos lugar contra homicídios ou doenças contagiosas que, acreditamos, são tragédias maiores. Acontece que, na Verdade, tragédia não tem tamanho. É sempre gigante. E não importa se é uma tragédia de poucos segundos ou uma tragédia  de anos. Tragédia é atemporal. A consciência humana ainda não percebeu isso porque, como eu disse, a Verdade assusta.

De verdade não ocorreu absolutamente nada de diferente no dia 21/12/2012. Bem, Jesus já havia dito que ninguém saberia a hora. Mas mesmo que ele não dissesse, era de se esperar que nada iria ocorrer. As tragédias são atemporais. É o gato que sobe no telhado do gelo que derrete nos pólos. São as temperaturas, cada vez mais altas, anunciando que algo está acontecendo. É o Sol, com suas labaredas, queimando mais do que jamais queimou nos últimos 100 anos. E é também as mudanças no planeta ocorrendo devido à alteração da dinâmica dos gases na nossa atmosfera. São condições anormais de temperatura e pressão a que estaremos sujeitos. E essas tragédias podem levar até 20 anos, mas se inevitavelmente ocorrerem, veremos, de verdade, muita gente ignorando esse fato. Porque a consciência, que objetiva a verdade, ainda não está preparada para aceitá-la de fato.

Ocorre que, com o passar do tempo, o limiar dos anos, a consciência vai sendo apurada pelo que chamamos de "Sabedoria", algo que adquirimos sabe-se lá de quantas maneiras diferentes. Esta consciência mais apurada consegue prestar atenção aos detalhes e reconhecer o ponto de mutação, o ponto de equilíbrio, e a partir dessa energia cinética e sinestésica, acabam por elaborar novos caminhos, ideias, soluções e evoluções para a nossa vida.

Associam-se a isso instintos como o de sobrevivência e o de proteção, abastecendo a nossa consciência do estímulo necessário para que ela possa absorver, até mesmo inconscientemente, os símbolos necessários para a transformação das sombras em luz, das trevas em amplitude e controle emocional, capazes de gerar o impulso criativo necessário para permitir a sustentação do mundo.

E você pode inclusive ir além e desenvolver a sua consciência para ter uma maior percepção da realidade. Isso é possível com retidão moral, meditação e vontade de criar novas sinapses continuamente. É uma musculação da consciência, capaz de levar você a incríveis habilidades criativas e de comunicação. Você poderá ter consciência da realidade das coisas e poderá ajudar a melhorar o mundo e garantir a sobrevivência da humanidade. Tudo isso porque a nossa consciência está em constante mutação e melhoria. Portanto iremos melhorar no final, em conjunto com a natureza. Ainda vamos aprender como.

Nenhum comentário: