sexta-feira, outubro 13, 2006

Presentes de Deus

Ao final da música Car Seat, da banda Blind Melon, o vocalista da banda recita um breve poema como que deixando um recado numa secretária eletrônica. Trata-se de um poema de uma parente dele, escrito em 1884. O poema chama-se God's Presents (Presentes de Deus) e sempre me tocou a forma como ele é escrito em inglês.

Desafiei-me a criar uma tradução decente para o poema, de forma a torná-lo parecido ritmicamente e mantendo as rimas que são a sua força no português. Acredito que, dado o fato de que as leis de atração são capazes de juntar milhões de fiéis num feriado como o de ontem de Nossa Senhora Aparecida, vale a pena falar um pouco dos presentes de Deus nesse blog.

Segue a tradução do poema e o original abaixo.

PRESENTES DE DEUS

Se é fácil ou duro o meu caminho
se espinhos ou rosas nele há
Aonde eu vou o Pai tudo vê
e sozinho Ele não me deixará.

Se eu pegar as asas da manhã
e for para dentro do gigante mar
Até para lá suas mãos me levarão
Até lá meu Deus vai estar.

Mesmo que a escuridão da noite me ronde
Mesmo que meu destino eu não possa ver
Ainda assim o Senhor me guiaria
Porque para Ele a noite é dia.

Se meu pensamento é bom ou ruim
Faça-me pensar em não o esconder
Há alguém lá em cima tudo vendo
E todo pensamento Ele vai deter.

E meus olhos ainda mais Ele observa
E todos os meus trejeitos Ele conhecerá
Em seus braços de amor me aninho
Sozinho Ele não me deixará.

God's Presents (Bridge Blanche, 11/2/1884) (texto original)

If my path be smooth or rugged
If with thorns or roses strewn
Where I go the Father seeith
And He will leave me not alone

If I take the wings of morning
far within the giant sea
Even there His hand will leave me
Even there my God will be

Though the gloom of night be round me
Though I cannot see my way
Yet the Lord will see and guide me
Because unto Him the night is day

If my thoughts are good or evil
Set me think to hide them not
there is one above all seeing
And He beholdth every thought

And ever more my eyes beholds me
And all my ways to Him are known
And His loving arms enfolds me
He will leave me not alone

Nenhum comentário: